domingo, 25 de setembro de 2011

Por que a maioria das pessoas é destra?

Esse enigma intriga os cientistas que pesquisam as reações neurológicas. Pode-se dizer que ser canhoto ou destro é uma opção de cada ser humano. Basta que ele desenvolva as habilidades motoras do melhor lado que lhe convier. Porém, essa explicação não é suficiente para deixar claro por que cerca de 70% a 90% das pessoas nomundo usam mais a mão direita para as funções específicas.

Em análise de comportamento, psicólogos podem dizer que os destros são maioria por questão de imitação. Uma criança desenvolve suas habilidades motoras imitando as pessoas que são sua referência. Assim, os destros foram se aumentando. Porém, como explicar quando há um canhoto cercado por uma família inteiramente destra?

Alguns pesquisadores acreditam que uma série de fatores genéticos combinados, questões hereditárias e culturais definem a opção.

Foi percebido que em alguns animais, como gatos e chimpanzés, a média é de 50%. Ou seja, as habilidades estão divididas.

O mais importante é salientar que definir-se como destro ou canhoto é muito importante para o cotidiano da pessoa em desenvolvimento, independentemente do motivo da escolha. Se tentássemos sempre praticar todas as atividades em igual perfeição com as duas partes, perderíamos muito tempo para desenvolver essa habilidade.

5 comentários:

  1. Essa questão é realmente interessante, pois envolve aspectos genéticos, psicológicos e sociais. Como nos gatos e chimpanzés a média é de 50% da população entre destros e canhotos, talvez os fatores psicológico e social sejam mais importantes do que o genético. Isso porque, se não houvesse nenhum fator regulando essa frequência, se esperaria que metade da população fosse destra e a outra metade canhota.

    ResponderExcluir
  2. Gostei da matéria e já tive alguns problemas relativos a esse assunto.
    É bem comum que você encontre alunos com a letra feia porque foram forçados, durante o período em que estavam aprendendo a escrever, a usar a mão direita, mesmo tendo maior facilidade com a esquerda.
    Tive na minha família mesmo uma pessoa assim, ela não queria ser canhota pois eu sou destra e ela me imitava em tudo, percebendo essa característica dela, aprendi a escrever com a mão esquerda e ela se sentiu muito mais a vontade para ser canhota.
    A família tem que saber identificar a maior capacidade da criança desde cedo e destacar para ela que não é defeito escrever com a mão esquerda.

    ResponderExcluir
  3. Acredito que na espécie humana a média entre canhotos e destros seria algo em torno de 50%, no entanto os fatores sociais acabam distorcendo esta proporção. Também já ouvi relatos de crianças que são induzidas pelos pais e/ou escola a escrever com a mão direita, mesmo que a criança tenha maior facilidade e habilidade com a mão esquerda. Fica a reflexão.

    ResponderExcluir
  4. A explicação de que a imensa maioria das pessoas são destras é bastante plausível, porque já que ser destro ou canhoto é uma combinação de fatores genéticos, ambientais e culturais, é bem provável que a cultura seja o fator chave que leva a maioria da população a ser destra.

    Isso porque vejam que os animais são canhotos e destros em proporções iguais, e são influenciados por fatores genéticos e ambientais, mas não culturais (podem existir, mas em geral a cultura é bem menos desenvolvida).

    Pode ser a cultura é o fator que falta aos animais para que ocorra o aumento de destros (em canhotos) em relação à outra característica.

    ResponderExcluir
  5. Concordo Plenamente com Estefferson, a maioria dos animais, inclusive os com filogenia mais próximos ao homem, apresentam população com 50% de destros e 50% de canhotos. A diferença deve está nos fatores culturais e sociais.

    ResponderExcluir