Gostei bastante do mapa, está bem organizado, mas ficou uam dúvida, as palavras de ligação podem ser extensas assim? Não é mais apropriado que elas devem acompanhar o caráter sintético do mapa, sendo tão curtas quanto possível?
Pois é, mas pelo que eu entendi na aula o tamanho pode atrapalhar, mas é melhor manter um frase de ligação grande que garanta uma boa leitura e um bom entendi mento do que umaa fase de ligação curta que dificulte o entendimento. Ícaro
Achei muito bom o mapa conceitual de vocês. Ele mostra bem direitinho a hierarquia de célula eucariótica até fenótipo. A minha dúvida também era a respeito das frases de ligação, mas ela já foi esclarecida.
Concordo com o ícaro, pois isso foi uma das coisas discutidas na aula passada e pelo que discutimos, as palavras de ligação devem ser resumidas e curtas, mas se houver necessidade e se facilitar o entendimento da ligação dos conceitos, elas podem ser longas. Bruno
Se as dúvidas estão esclarecidas Ivan, ótimo. Acho que poderíamos ter utilizado outras formas como você e o Estefferson utilizaram no mapa de vocês, além de ter colocado cores nas caixas de conceito. Bruno
Já que a discussão é sobre palavras de ligação, vamos esclarecer. Você pode utilizar palavras ou frases de ligação longas justamente como Ícaro e Bruno esclareceram. No entanto, o que devemos evitar é a repetição de palavras. Em um mapa se a repetição estiver presente é sinal de que precisa ser repensado. Percebi essa repetição nas últimas palavras de ligação. Vocês tratam o alelo como um conceito e depois repetem a mesma palavra posteriormente. Se ela foi repetida é sinal que precisa ser repensada evitando essa repetição. Luciana.
Quanto à seleção de conceitos achei que foram muito bem escolhidos. Como vocês acrescentaram o conceito de fenótipo, senti falta do conceito de genótipo explícito no mapa. Vocês pensaram em colocá-lo de alguma forma?
Gostei da hierarquização, deixando o mapa bastante claro do ponto de vista das relações conceituais. Pelo que discutimos em sala de aula, no entanto, o conceito de fenótipo está vinculado aos conceitos de genótipo e do meio no qual se vive. Esse aspecto não ficou evidenciado no mapa. O que vocês pensam sobre isso?
Quanto ao impacto visual não vejo problemas. Apesar de não terem utilizado cores, vocês foram fiéis às regras utilizando letras maiúsculas para os conceitos e minúsculas para as palavras de ligação. A utilização das setas também deixou o mapa compreensível. Diria que o mapa de vocês está simples e organizado.
O que mais gostei nesse mapa foi a organização e a hierarquia, muito bom.
Voltando às palavras de ligação, a Luciana deu um esclarecimento de que podem ser extensas quanto necessário.
Mas gostaria de dizer, e isso é uma opinião pessoal, ficando como sugestão, é que um diagrama de conceitos, como é o caso, é uma síntese, então prefiro colocar palavras de ligação o mais curtas possíveis, sem é claro, prejudicar o entendimento. Mais uma vez, é uma opinião pessoal.
Eu não sei qual seria a melhor forma para adicionar o conceito de fenótipo sem estender o mapa. Eu não consigo ver nem uma saída. Com relação ao genótipo e sua relação com a natureza, eu diria que para nós biólogos quando falamos de fenótipo a influência da natureza já é levada em consideração. Bem, eu consigo propor nada melhor. Aceito sugestões.
Gostei bastante do mapa, está bem organizado, mas ficou uam dúvida, as palavras de ligação podem ser extensas assim? Não é mais apropriado que elas devem acompanhar o caráter sintético do mapa, sendo tão curtas quanto possível?
ResponderExcluirMas não falo de todas, mas as duas mais inferiores e a segunda de cima para baixo são muito extensas, não?
ResponderExcluirPois é, mas pelo que eu entendi na aula o tamanho pode atrapalhar, mas é melhor manter um frase de ligação grande que garanta uma boa leitura e um bom entendi mento do que umaa fase de ligação curta que dificulte o entendimento.
ResponderExcluirÍcaro
Achei muito bom o mapa conceitual de vocês. Ele mostra bem direitinho a hierarquia de célula eucariótica até fenótipo. A minha dúvida também era a respeito das frases de ligação, mas ela já foi esclarecida.
ResponderExcluirConcordo com o ícaro, pois isso foi uma das coisas discutidas na aula passada e pelo que discutimos, as palavras de ligação devem ser resumidas e curtas, mas se houver necessidade e se facilitar o entendimento da ligação dos conceitos, elas podem ser longas.
ResponderExcluirBruno
Se as dúvidas estão esclarecidas Ivan, ótimo. Acho que poderíamos ter utilizado outras formas como você e o Estefferson utilizaram no mapa de vocês, além de ter colocado cores nas caixas de conceito.
ResponderExcluirBruno
Já que a discussão é sobre palavras de ligação, vamos esclarecer. Você pode utilizar palavras ou frases de ligação longas justamente como Ícaro e Bruno esclareceram. No entanto, o que devemos evitar é a repetição de palavras. Em um mapa se a repetição estiver presente é sinal de que precisa ser repensado. Percebi essa repetição nas últimas palavras de ligação. Vocês tratam o alelo como um conceito e depois repetem a mesma palavra posteriormente. Se ela foi repetida é sinal que precisa ser repensada evitando essa repetição.
ResponderExcluirLuciana.
Quanto à seleção de conceitos achei que foram muito bem escolhidos. Como vocês acrescentaram o conceito de fenótipo, senti falta do conceito de genótipo explícito no mapa. Vocês pensaram em colocá-lo de alguma forma?
ResponderExcluirGostei da hierarquização, deixando o mapa bastante claro do ponto de vista das relações conceituais. Pelo que discutimos em sala de aula, no entanto, o conceito de fenótipo está vinculado aos conceitos de genótipo e do meio no qual se vive. Esse aspecto não ficou evidenciado no mapa. O que vocês pensam sobre isso?
ResponderExcluirQuanto ao impacto visual não vejo problemas. Apesar de não terem utilizado cores, vocês foram fiéis às regras utilizando letras maiúsculas para os conceitos e minúsculas para as palavras de ligação. A utilização das setas também deixou o mapa compreensível. Diria que o mapa de vocês está simples e organizado.
ResponderExcluirO que mais gostei nesse mapa foi a organização e a hierarquia, muito bom.
ResponderExcluirVoltando às palavras de ligação, a Luciana deu um esclarecimento de que podem ser extensas quanto necessário.
Mas gostaria de dizer, e isso é uma opinião pessoal, ficando como sugestão, é que um diagrama de conceitos, como é o caso, é uma síntese, então prefiro colocar palavras de ligação o mais curtas possíveis, sem é claro, prejudicar o entendimento. Mais uma vez, é uma opinião pessoal.
Eu não sei qual seria a melhor forma para adicionar o conceito de fenótipo sem estender o mapa. Eu não consigo ver nem uma saída. Com relação ao genótipo e sua relação com a natureza, eu diria que para nós biólogos quando falamos de fenótipo a influência da natureza já é levada em consideração. Bem, eu consigo propor nada melhor. Aceito sugestões.
ResponderExcluirÍcaro